Metodologia
O curso será todo ministrado de forma remota a partir de encontros semanais, utilizando plataformas especificas e suas ferramentas didáticas de amplo acesso aos participantes, durante um período de 4 meses consecutivos. As aulas serão disponibilizadas aos alunos numa plataforma on line, com duração de 45 minutos. Ao final de cada aula serão realizados testes curtos, com perguntas de múltipla escolha, para avaliação do envolvimento e participação do aluno. Após cada módulo, em data e horário previamente agendado, o docente irá responder ao vivo às perguntas apresentadas no teste, ficando à disposição para tirar dúvidas dos alunos. Em paralelo, serão indicadas literaturas técnicas que possam ser tomadas como referência para o maior aprofundamento dos assuntos abordados.
Programação
O IEJC já tem programado para 2022 uma grade de curso de engenharia de construção aplicada com carga horária de 30horas. Em breve estaremos divulgando as datas de realização.
PALESTRA MAGNA INTRODUTÓRIA – 1h
Módulo 1 – Tecnologia do concreto (6h) – Resp: Tibério Andrade
1.1 Conceitos básicos de concreto – estado fresco e endurecido
1.2. Ensaios de controle de concreto (estado fresco e endurecido) – obra e laboratório
1. 3. Concreto auto-adensável – discussões e ensaios
1. 4. Concreto de grande volume – discussões e ensaios.
Módulo 2 – Discussões sobre revestimentos e vedações (6h) – Resp: Angelo Just
2.1. Inovações e indicadores em sistemas de revestimentos
2.2. Projeto de revestimentos de fachada e vedações
2.3. Normalização, requisitos e métodos de ensaio
2.4. Influência do sistema de revestimentos no desempenho de edifícios
Módulo 3 – Patologia e recuperação de edificações (6h) – Resp: João Ribeiro de Carvalho
3.1. Manifestações patológicas em estruturas de concreto: inspeção e diagnóstico.
3.2. Manifestações patológicas em revestimentos e vedações: inspeção e diagnóstico.
3.3. Manifestações patológicas em estruturas de concreto: Ensaios de avaliação
3.4. Manifestações patológicas em revestimentos e vedações: Ensaios de avaliação
Módulo 4 – Avaliação de desempenho em edifícios (6h) – Resp: Pedro de Freitas Góis
4.1. Análise de projetos à luz da norma de desempenho
4.2. Desempenho acústico: avaliação e ensaios
4.3. Desempenho térmico: avaliação e ensaios
4.4. Desempenho estrutural: avaliação e ensaios
Módulo 5 – Gestão de empreendimentos imobiliários (6h) – Resp: Cláudio Campelo
5.1. Engenharia a montante: orçamento e planejamento de obras
5.2 Construção virtual: coordenação e compatibilização de projetos
5.3. Diretrizes de qualidade e acompanhamento de indicadores em obras
5.4. Gestão das atividades de manutenção e pós-obra
In Company
Além dos cursos e treinamentos abertos, o Instituto Engenheiro Joaquim Correia, também oferece soluções customizadas adaptadas às necessidades de sua empresa. O curso in company, oferece várias vantagens como conteúdo personalizado, focado, específico (customizado); cronograma flexível (não atrapalha a rotina das atividades da empresa) e a redução de custos.
Instrutores
Contamos com um corpo de mestres, doutores e vários especialistas com comprovada experiência prática, cobrindo importantes áreas de atuação nos processos da construção civil.
Angelo Just da Costa e Silva
Engenheiro Civil formado pela UFPE (1996), Mestre (2001) e Doutor (2008) em Engenharia de Construção Civil pela EPUSP; Professor da Universidade de Pernambuco e Universidade Católica de Pernambuco; Coordenador Nacional do GT Argamassa da ANTAC (Associação Nacional do Ambiente Construído); Diretor Técnico da Tecomat Engenharia Ltda.
João Ribeiro de Carvalho
Mestre em engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco(2015). Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (2012). Possui experiência na área de Construção Civil, com ênfase nas áreas de Patologias e Recuperação de Estruturas de Concreto Armado, atuando principalmente nos seguintes temas: corrosão, concreto, reparo, técnicas de inspeção, pinturas anticorrosivas e recuperação de fundações. Gestor responsável pela equipe de Laudos da Tecomat Engenharia.
Tibério Wanderley Correia de Oliveira Andrade
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1996), mestrado (2001) pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Engenharia de Materiais pela Universidade da Paraíba (UFPB). Professor Assistente Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia do concreto, durabilidade das edificações, patologias e durabilidade do concreto.
Pedro de Freitas Góis
Mestre em Tecnologia das Construções pela UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco (2020). Graduado pela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (2010). Gestor do setor de desempenho de edificações na Tecomat Engenharia Ltda. desde 2011. Membro do SiNAT - Sistema Nacional de Avaliações Técnicas desde 2013. Membro do COMAT - Comissão de inovação da CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção desde 2019. Experiência na área de Construção Civil, com ênfase em análises de desempenho de edificações, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho acústico, desempenho térmico, desempenho lumínico, segurança contra incêndio, ensaios de desempenho em laboratório e campo, análise de desempenho de sistemas construtivos inovadores, auditoria em obras e em projetos de edificações.
Aluizio Caldas e Silva
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (1998), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba (2019). Atualmente é professor classe D302 da Universidade Federal Rural de Pernambuco e engenheiro civil da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: cimento de escória, fibras de celulose residuais, dosagem, residuos e concreto.